segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dicas: Como lidar com os agentes da vigilancia sanitária.

Olá boa tarde amigos.
Hoje vou escrever sobre como nós "achamos" que devemos lidar com os agentes da vigilancia sanitaria baseado no que aprendemos.
Digo "achamos", porque nunca precisamos falar com qualquer um deles, já que descobrimos a doença da Mila por exames particulares e entramos com a ação antes mesmo de ser importunado por algum deles.
Primeiramente, precisamos levar em conta que eles são pessoas como a gente, que estão realizando seu serviço, apenas seguindo ordens de seus superiores então respeito é fundamental. (Dizemos isso porque o pai do Dono da Mila já foi um agente de controle de vetores, antes do ocorrido com a mila, e nos contou o quanto foi maltratado em algumas casas).
Primeiramente, caso você não queira que eles realizem o exame, simplesmente diga, com toda a calma e educação do mundo, que não quer.
Não especifique motivos ou razões, você simplesmente não quer, está em seu direito de não querer nenhum estranho em sua residencia, mexendo com o seu animal de estimação.
O máximo que pode ser citado é de que o cão já faz exames particulares e que está tudo bem (mesmo que ele não faça).
Caso seja solicitado o exame, e você tiver um negativo recente, apresente, que ai a contenda acaba no momento.
Caso você não tenha um exame recente, ou simplesmente não quer apresentar, diga que simplesmente não vai apresenta-lo, afinal, você não é obrigado a fazer isso por força de lei nenhuma.
Agora caso você queira que o exame seja feito, coisa que não recomendo, nunca deixe um agente da vigilancia sanitaria tirar sangue do seu cão. A unica pessoa que pode retirar sangue de animais, é um veterinario ou um assistente de veterinário. Exija que o veterinario do CCZ vá a sua casa para proceder com a retirada, e antes de permitir que ele entre, consulte o CRMV dele na pagina http://www.cfmv.gov.br/consulta/
Damos essa orientação por dois motivos. O primeiro é logico: quando você precisa fazer um exame, não deixam qualquer um ir tirando sangue. Só um médico ou uma enfermeira. Porque que com seu animal seria diferente.
O segundo motivo, é que aqui na cidade onde moramos, aconteceu de agentes do CCZ, por falta de conhecimento e tato com cães, acabarem matando um cachorro, que tinha porte grande, ao tentar controla-lo para tirar sangue. Um veterinario com certeza nunca cometeria um erro desses.
E caso o exame dê positivo, e seu cãozinho esteja con leishmaniose? Não deixem que o levem. Agora você está amparado pela lei e pode tratar seu cachorro. Não deixem nem que entre em sua, afinal, a constituição brasileira dá a você a proteção do seu lar que é inviolavel, ou seja, ninguem pode entrar na sua casa, sem que você permita, ou sem um mandato judicial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário