quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Avisos e Dicas


Olá amigos que acompanham o blog da Milla. Agora que votamos gostaríamos de dar um aviso sobre o conteúdo do blog:

Não trate seu cachorro de leishmaniose sem o acompanhamento de um veterinário. Postamos aqui uma lista de remédios com fotos e nomes como exemplo de quantidade e gasto que se teria. Não era uma receitinha para ser copiada, comprada e dada ao seu cachorro.

Remédios para leishmaniose são tóxicos na sua maioria. Se você não der a dose certa, pelo tempo certo, você pode ou piorar a situação do seu cãozinho, ou pior ainda, mata-lo.

A cada dois meses fazemos exames na Mila de funções renais e hepáticas, e hemograma pra ver se o tratamento não está prejudicando sua saúde.

Levando seu cachorro no veterinário, depois de alguns exames ele vai dizer qual o melhor tratamento para o seu cachorro (existem 3 ou 4 formas de tratar leishmaniose) baseado no estado atual de comprometimento da saúde dele e na sua idade, e se há tratamento. Isso mesmo amigos: dependendo da situação ou da idade do seu cachorro, com dor no coração, temos que afirmar que não há tratamento e a melhor saída sim, é a eutanásia.

Infelizmente cachorros muito idosos (justamente aos quais estamos mais apegados) e cachorros muito debilitados, seja por efeito da própria leishmaniose ou de outras doenças oportunas, não aguentam o tratamento, e morreriam por causa dos remédios. Não vamos nos atrever a dar uma idade máxima para tratamento aqui, pois não somos veterinários e poderíamos causar falsas esperanças, ou pior ainda, grandes confusões.

Por exemplo, a Mila, quando descobrimos a leishmaniose tinha cerca de um ano apenas, estava com a doença do carrapato, e pelo que tudo indica estava no estagio mais inicial da doença. Baseado nessas informações e mais alguns exames acabamos com aquela listinha de medicamentos que postamos aqui. No caso do seu cachorro pode ser diferente.

Então, fica o segundo aviso\dica: Faça exames periódicos no seu cachorro para detectar a leishmaniose. Pode ficar meio caro, mas descobrindo a doença no começo, é mais fácil de trata-la.

Bem, por hoje é só. Estamos estudando um material sobre a queda da portaria que proibia o tratamento e montando um texto explicativo pra vocês... Até mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário